fbpx

Em inglês / Em espanhol

Em todo o mundo, a necessidade de ações coletivas e flexibilidade para se adaptar a desafios como a pandemia de Covid e o aquecimento global é óbvia para todos. Um novo projeto na América Latina se baseia em uma fonte inesperada de ideias: a teoria da evolução de Darwin.

Financiado pela Templeton World Charity Foundation (TWCF), o projeto é intitulado “Uma abordagem de grandes questões para gerenciar a evolução cultural na América Latina.” O fundador da TWCF, Sir John Templeton (1912-2008), sentiu que as “grandes questões” sobre o universo, o mundo dos vivos e a humanidade, que há muito têm sido ponderadas por filósofos, sábios religiosos e buscadores espirituais, também podem ser abordadas cientificamente e podem contribuir para a prosperidade humana em um sentido prático. Entre essas grandes questões estão como os humanos evoluíram como uma espécie altamente cooperativa e desenvolveram uma capacidade de evolução cultural como um processo de adaptação muito mais veloz do que a evolução genética.

A pesquisa científica sobre essas questões é nova porque, durante a maior parte doséculo XX, o estudo da evolução foi confinado à evolução genética, deixando o estudo da evolução cultural humana para outras disciplinas acadêmicas. Além disso, a evolução foi associada a uma competição implacável (darwinismo social), que negligenciou a cooperação como uma estratégia adaptativa e a característica mais distintiva da espécie humana, em comparação com a maioria dos outros primatas.

Esses novos desenvolvimentos na ciência evolucionária amadureceram a ponto de poderem informar a governança prática e os esforços de mudança. A Prosocial World, a organização sem fins lucrativos que recebeu uma concessão da TWCF, trabalha com grupos em ambientes do mundo real para se tornarem mais cooperativos e adaptáveis, tanto internamente quanto em suas interações com outros grupos, para alcançar objetivos pró-sociais. A missão da PW é “evoluir conscientemente um mundo que funcione para todos.”

O projeto começará a trabalhar em toda a América Latina com onze organizações listadas abaixo. Algumas já são financiadas pela TWCF e outras já possuem uma associação com a PW. Coletivamente, elas abordam áreas temáticas tão distintas como educação, saúde, conservação da vida selvagem e regeneração de florestas, empreendedorismo comercial e governança nas escalas municipal, estadual e nacional. A intenção é expandir a rede durante o período de dois anos da concessão.

A razão pela qual organizações tão distintas podem trabalhar juntas é porque a abordagem de evolução consciente da PW é multi-contextual e multi-nível. Multi-contextual significa que os mesmos princípios podem ser aplicados a qualquer área temática, com base nos denominadores comuns de cooperação e adaptabilidade. Isso entra em contraste com a maioria dos outros métodos de governança e mudança, que se originaram em um determinado contexto (como educação ou negócios) e têm dificuldade em se espalhar para outros contextos.

Multi-nível significa que os mesmos princípios podem ser aplicados em qualquer escala, desde indivíduos que trabalham em pequenos grupos até a governança global e todos os seus níveis intermediários. Isso significa que qualquer indivíduo ou organização pode começar a adotar uma abordagem de evolução consciente em suas capacidades atuais e expandir a partir daí. 

Enquanto a concessão da TWCF está restrita à América Latina, a PW está aplicando os mesmos métodos de forma global. Para saber mais sobre “evoluir conscientemente para um mundo que funciona para todos” e o projeto financiado pelo TWCF na América Latina, entre em contato com a Ola@prosocial.world.

 Organizações fundadoras

ARCA: “Inovação política a serviço da transformação da América Latina.”

Bioeconomy Education for Systemic Change (BE CHANGE): “Uma comunidade de prática que pretende melhorar a educação em bioeconomia no mundo inteiro.”

CollabSoul: “Queremos maximizar a transformação que o mundo precisa, promovendo um novo estilo de vida que integre colaboração, inovação e felicidade.”

Community Conservation: “Com o objetivo de promover a biodiversidade global e o uso sustentável da terra, a Community Conservation Inc. reúne, facilita e capacita a população local a gerenciar e conservar os recursos naturais dentro do contexto social, cultural e econômico das suas comunidades e facilita a ampla adoção global de conservação baseada na comunidade.”

Coschool: “Projetar e executar processos educacionais socioemocionais para o bem-estar de jovens, professores e líderes educacionais na América Latina.”

Conviver: “Estratégias de enfrentamento à violência nas escolas.”

Earth Regenerators: “Viemos de muitas esferas da vida, vivemos em todo o mundo e somos unificados em nossa paixão por nos dedicar à regeneração das paisagens e à preservação da biosfera da Terra.”

Observatory of Psychology in Latin America (OPAL): “Registramos o desenvolvimento da psicologia na América Latina e suas contribuições para a ciência e a sociedade.”

One Pencil Project: “A interseção entre educação, pesquisa científica e filantropia.”

Positive Design: “Por meio de uma abordagem humilde e centrada nas crianças, este projeto visa fornecer novos insights sobre o impacto da gratidão nas crianças colombianas.”

World Vision Honduras: “Oferecemos uma solução completa, sustentável e duradoura para os problemas relacionados pobreza e injustiça.”

Published On: February 21, 2021

David Sloan Wilson

David Sloan Wilson

David Sloan Wilson is president of Prosocial World and SUNY Distinguished Professor Emeritus of Biology and Anthropology at Binghamton University. He applies evolutionary theory to all aspects of humanity in addition to the rest of life, through Prosocial World and in his own research and writing.  A complete archive of his work is available at www.David SloanWilson.world. His most recent books include his first novel, Atlas Hugged: The Autobiography of John Galt III, and a memoir, A Life Informed by Evolution.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.